A década de 50 ficou marcada nos Estados Unidos pela invasão dos aparelhos de televisão nos lares americanos. As pessoas sumiram das salas de cinema para se aconchegarem no sofá de casa. Em pânico, os produtores dos estúdios decidiram criar algo para fazer o público voltar às salas de projeção. Surgia a técnica Naturalvision, que consistia em uma imagem anáglifa que passa a ter um efeito estereoscópico (tridimensional) quando visualizada por um óculos feito de cartolina e lentes de plástico azul e vermelho. O cérebro une a imagem da cor vermelha sobreposta à cor azul e assim cria a ilusão do efeito em três dimensões.
Com o nascimento desta idéia vieram muitos filmes passaram a ser produzidos no formato 3D. Apesar de "The Power of Love" (1922) ter sido votado como primeiro filme em três dimensões foi "Bwana Devil" (1952) quem ficou conhecido como o precursor do gênero. A história mostra trabalhadores de uma companhia de estrada de ferro, que são atacados por leões. No lançamento da produção, o anúncio da propaganda dele era: “O que você quer? Um bom filme ou um leão no seu colo?”. Outros exemplos dignos de nota são "House of Wax" (1953), "Spooks!" (1953) e "The Stewardesses" (1969), mas a baixa qualidade de muitos deles acabaram sepultando o formato. Apenas um título e outro como "Tubarão 3D" (1983) e "A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final - A Morte de Freddy" (1991) surgiriam depois. Se nos anos 50, o advento da TV foi o que afugentou o público dos cinemas, agora em 2011, é a internet que faz com que as pessoas passem mais tempo em casa em frente à tela do computador. Por isso, o 3D é resgatado das cinzas com a promessa de levar as pessoas de volta as salas de projeção e vivenciarem uma incrível experiência cinematográfica.
O QUE VEM POR AÍ
O retorno do 3D ao cinema foi em meados de 2000 com a empresa RealD a frente da implantação da tecnologia em salas de cinema. Muitos filmes dessa fase são documentários sobre esportes, natureza e o espaço. "Magnificent Desolation: Walking on the Moon 3D" (2005) é um exemplo. Em 2009, 16 produções em 3D entraram em cartaz e em 2010 serão 21. Aguardadas produções no formato para este ano são "Alice no País das Maravilhas", "Toy Story 3", "Shrek para Sempre" e "Tron: O Legado". Mais do que uma tecnologia, o 3D é uma forma de deixar o espectador mais próximo da história do filme. Ele permite a entrada em um mundo ilusório, afinal de contas o cinema trata de magia. Com o número de filmes em 3D crescendo a cada ano, a certeza é que ele veio para ficar.
O que são as imagens em 3D?
Imagens 3D são imagens de duas dimensões elaboradas de forma a proporcionarem a ilusão de terem três dimensões. Qualquer representação gráfica de um objeto apresenta-se com duas dimensões - 2D (altura e largura), mas com o auxílio de óculos especiais que transmitem uma imagem diferente para cada olho, assim alterando o ângulo de cada um deles e fazendo com que o cérebro crie a ilusão de profundidade, ou com o auxílio da computação gráfica entre outros recursos (como a estereoscopia), pode-se fazer com que a figura dê a impressão de apresentar, também, profundidade, o que dá maior semelhança com o objeto representado. A estereoscopia é a simulação de duas imagens da cena que são projetadas nos olhos em pontos de observação ligeiramente diferentes, o cérebro funde as duas imagens, e nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, gerando uma sensação de visão de 3D. Por meio da Estereoscopia é possível a confecção de Cartas Topográficas, num processo chamado Restituição, no qual um operador é capaz, a partir de duas fotografias aéreas, ver a imagem de um terreno em três dimensões, sendo assim capaz de desenhar o que vê num aparelho restituidor.
Pensando tanto na nostagia quanto numa forma similar às das empresas cinematográficas em trazer o público para experimentar as sensações estereoscópicas que pensamos em realizar uma pequena exposição de fotos em 3D no saguão do CineGrajaú, espaço que vai sediar a segunda edição da Mostra Espantomania. Estamos correndo atrás de patrocínio para produzir 100 exemplares de óculos 3D para os espectadores deleitarem-se numa galeria de curiosas fotos com efeitos tridimensionais e possivelmente até a exibição de alguns filmes que se utilizem de tal técnica. Como nada ainda está confirmado postaremos aqui o projeto do óculos 3D da mostra para quem quiser ir se adiantando.
COMO FAZER SEU PRÓPRIO ÓCULOS 3D
1 - Imprima o molde acima em uma folha de chamex de boa gramatura;
2 - Recorte o molde e cole as três peças, já unidas em sua posição correta (formando as hastes e a estrutura dos óculos), numa folha de cartolina;
3 - Recorte a estrutura resultante na cartolina, inclusive os espaços indicados para as lentes;
4 - Cole um pedaço de acetato vermelho e outro de acetato azul nos locais indicados;
5 - Dobre as hastes e seus óculos 3D estão prontos para uso!
FONTE DO TEXTO: No Mundo do Cinema