Depois de um singelo atraso cá estamos com o resultado da 2° Mostra Espantomania de Curtas de Horror/Fantástico do Grajaú/ zona Sul de São Paulo. O evento foi realizado nos dias 20 e 21 de agosto de 2011 no CineGrajaú com apoio da Subprefeitura da Capela do Socorro e da Casa de Cultura Palhaço Carequinha. O CineGrajaú fica no Calçadão do Grajaú, rua Professor Oscar Barreto, 252, Parque América - Grajaú/SP, próximo á estação de trem e do Terminal Grajaú.
DIA UM: SÁBADO – 20 DE AGOSTO DO ANO DE NOSSO SENHOR - 2011


Logo após o documentário fizemos uma pausa para tomar um café (ou chá, também de graça!!!) e conversar com os amigos Sandro Debiazzi (O Tormento de Mathias) e Dasto Tespar (diretor do curta “Sonhos de Vidro” e que demonstrou ser um valoroso guerreiro do cinema de horror nacional, pois teve o “dom” de chegar de Santos um dia antes da Mostra e pernoitar num pulgueiro aqui da Z/S típico de uma refilmagem de “O Albergue”). No decorrer do dia novos amigos foram chegando: o corajoso “infernauta” João Cont Junior (que compareceu em todos os dias desde o começo do festival), Vanessa Reis (Sonhos de Vidro), Joel Caetano e Mariana Zani (Estranha), Patty Fang (que me trouxe um botton e um catálogo do Fantaspoa autografado por nada menos que Lamberto Bava...obrigadão, Evil Dead Girl!), Fritz Martiliano (O Azif), Vivi Amaral e Eduardo Santana (Cinefantasy), Marcelo Milici e Renato Rosatti (Boca do Inferno) e uma galera local que mesmo tímida, se divertiu bastante durante todo o dia de exibições no Cine Grajaú.
Um ponto forte da mostra foi a Mostra Paralela de Curtas onde a galera de todas as idades pôde conferir curtas fantásticos como “O Tormento de Mathias” (Direção: Sandro Debiazzi, 50’, São Paulo/SP/BR, 2011), “O Homem com Cara de Porco” (Direção: Anderson Dino, 07’ 09”, São Roque/SP/BR, 2011) e “A Torre Sangrenta” (Direção: Marcio Desideri, 09’02”, São Paulo/SP/BR, 2010), que não pôde ser exibido na íntegra no festival do ano passado por causa de falhas técnicas da aparelhagem.

Algumas pessoas reclamaram sobre o fato dos filmes estarem muito escuros na telona. Tenho que afirmar que isso pode ter dificultado um pouco a qualidade de alguns trabalhos filmados em ambientes escuros, mas de acordo com o responsável pela mesa de exibições (Diego A. Horta, Projeto Sfero e coluna Sangue em Tokyo) a configuração do projetor e o cabo VGA prejudicam um pouco as imagens projetadas, mas isso não prejudicou em nada o entusiasmo da galera que aplaudia cada trabalho exibido. As 16h00min ainda não havíamos conseguido um microfone para a leitura da carta-protesto escrita pelo diretor Dennison Ramalho sobre a proibição do filme “A Serbian Film” no RioFan então decidimos distribuir os fanzines com o conteúdo da carta impresso para os visitantes.

DIA DOIS: DOMINGO – 21 DE AGOSTO DO ANO DE NOSSO SENHOR - 2011
No dia 20 de agosto de 2011 foi realizado o primeiro dia da 2° Mostra de Curtas de Horror/Sci-Fi Espantomania, situada no bairro do Grajaú, zona sul de São Paulo. De acordo com a direção do CineGrajaú e da Casa de Cultura Palhaço Carequinha teríamos a nossa disposição a sala de exibição nos dois dias da Mostra (20 e 21 de agosto) e qual não foi a nossa surpresa ao saber que no mesmo dia teria uma "vigília" evangélica ministrada pela “Igreja Pentecostal Tocha Acesa” dentro da sala de cinema que se iniciaria às 23h30min e se encerraria na manhã de domingo. Eu até achei estranho eles utilizarem a sala de cinema para o culto sendo que a própria Casa de Cultura Palhaço Carequinha tem um teatro duas vezes maior que o cinema, mas nem levei o fato em consideração.
Ficamos chocados no começo, mas no resto do dia levamos tudo na esportiva, pois a mostra terminaria em torno das 20h00min e só retornaria no dia seguinte (domingo, dia 21 de agosto) a partir das 10h30min. Quando chegamos ao local (Diego A. Horta e eu) e nos preparávamos para testar os equipamentos e filmes que participariam da Mostra Competitiva do evento notamos que havia algo de errado com o equipamento. As mesas de som tiveram sua programação alterada, cabos de som foram escondidos (se não roubados ou destruídos!) e todo o sistema de retorno das caixas de som estavam mudas. Como chegamos antes da abertura do espaço cultural chegamos a pensar que poderia se tratar de uma pane geral no prédio (tirando de base a inundação que acabou por destruir parte do cinema no começo de 2010), mas no decorrer do dia as demais salas de atividades (capoeira, balé, street dance etc) começaram seus trabalhos e somente a sala do cinema permanecia avariada. Seria uma triste coincidência?
Na minha mais sincera opinião (me perdoem os amigos e contatos evangélicos) acredito ter sido uma tentativa de sabotagem na mais pura maldade e preconceito e até arrisco que isso foi um crime premeditado. De acordo com a direção do espaço cultural a reunião religiosa não teve permissão de utilizar o espaço, mas isso não impediu o grupo de realizar a tal “vigília” num dia propício. Nos domingos, nenhum dos funcionários do Cine Grajaú trabalha e apenas os seguranças ficam no local, o que facilitou a atitude criminosa dos evangélicos. Atrapalhando a parte elétrica do cinema no sábado não teríamos a quem recorrer para os reparos e manutenção dos equipamentos. Foram horas de correria e stress até que chegamos a contratar um técnico para resolver o problema, mas duas horas de programação foram descartadas (inclusive o documentário "Fanzineiros do Século Passado", de Marcio Sno) e muitos dos visitantes acabaram por ir embora antes da resolução dos problemas.
Mas graças a Deus (Anderson “DEUS” Godoy, o técnico de informática que foi a salvação da Mostra Espantomania - 2011) o restante do evento correu sem nenhum contratempo e os poucos corajosos que resolveram ficar até o final tiveram seus trabalhos apresentados e votados como mandava o figurino, mas a sombra do descaso com a Mostra Espantomania pairava nos comentários entre as pausas das exibições. Como tivemos que alterar a programação de domingo no lugar do “Bate-Papo com o Horror” que teria como convidados Felipe M. Guerra (Entrei em Pânico ao Saber o que Vocês Fizeram na Sexta-Feira 13 do Verão Passado: Parte 2), Adriano Siqueira (Site Adorável Noite), Rubens Mello (A História de Lia, Vermibus) e Joel Caetano (Estranha) resolvemos exibir os curtas da Mostra Paralela aos espectadores e visitantes enquanto Felipe M. Guerra, Sandro Debiazzi, Joel Caetano, Patty Fang, Mariana Zani, Fritz Martiliano e Renato Batarce detonavam uns lanches no Açaí Express pra espantar o frio.
Os curtas apresentados na Mostra Paralela do domingo foram os seguintes. O norte-americano “A Blind Date of Coffin Joe” (Direção: Raymond Castile) onde o assombroso Zé do Caixão procura a mulher superior num reality show de namoro, o gaúcho “Extrema Unção” (Direção: Felipe M. Guerra) que apresenta uma história sobre uma casa supostamente assombrada e o divertidíssimo Ninguém Deve Morrer (Direção: Petter Baiestorf) que arrancou suspiros e gargalhadas do pessoal com pérolas do brega nacional e com as coreografias erótico/performáticas de Gurcius Gewdner. Na Mostra Competitiva dominical foram exibidos os curtas “A Maleta” (Direção: Rodrigo Brandão) de Minas Gerais, o paulistano/canadense “Trilogia Gore” (Direção: Dimitri Kozma, Geisla Fernandes e Fernando Domenico). Do Sul tivemos a participação de “A Paixão dos Mortos” (Direção: Coffin Souza) com uma inteligente fotonovela virtual, o comentado trabalho “Velho Mundo” (Direção: Armando Fonseca) de Brasília e o aguardadíssimo “Entrei em Pânico ao Saber o que Vocês Fizeram na Sexta-Feira 13 do Verão Passado: Parte 2” (Direção: Felipe M. Guerra) que mesmo sendo o único longa-metragem da Mostra (83 minutos) prendeu a atenção do pessoal do começo ao fim. No meio da exibição do filme resolvi fazer mais uma visita à máquina de café e tropecei no pé de alguém e qual não foi a minha surpresa ao descobrir o ilustre Adriano Siqueira quietinho na primeira fileira.
No intervalo para a segunda sessão da Mostra Competitiva a bagunça tomou conta da marmanjada. Algum “cabron” sem coração decidiu que seria uma boa assassinar o pobre Siqueira num livrossínio enquanto Joel Caetano, Felipe M. Guerra e Mariana Zani faziam releituras dos cartazes no mural do saguão do Cine Grajaú. Do outro lado, as mesas de conferências viraram verdadeiros piqueniques e não posso deixar de citar o garoto Azeitona que divertiu (e aporrinhou) todo mundo com suas perguntas e dentre elas estava a sua maior dúvida: Sandro Debiazzi era o “cara da bundinha” (Gurcius Gewdner em cena de “Ninguém Deve Morrer”) mas não queria assumir?
Pondo bagunças e comilanças à parte, partimos para a segunda sessão da Mostra Competitiva com a exibição de uma trinca brasiliense encorpada por “Kaíra” (Direção: Tiago Belotti), “Paranóia” (Direção: Fé Cruz e Filipe Gontijo) e “Bastar” (Direção: Gustavo Serrate) que apresentaram com grande afinco o seu material. Um destaque especial para a sci-fi apocalíptica de “Kaíra” e o desenrolar frenético de “Bastar”, que apresentou uma nova leitura da licantropia urbana. De Mauá tivemos a participação de “Ritual do Delírio” (Direção: Marcos T. R. Almeida e J. Salles) que abordou um tema bastante apropriado para os problemas que tivemos no dia: o anti-cristianismo além da reprise dos curtas “O Azif” e “A Maldição de Berenice” que tiveram problemas técnicos no sábado.
E finalizando este relato de como foram os dois dias da mostra que “possuiu” o bairro do Grajaú terminamos o último dia da Mostra Competitiva com a exibição dos curtas internacionais que concorriam no domingo “The Devil at Lost Creek” (Direção: Raymond Castile) onde um garoto tenta livrar sua família da pobreza procurando o lendário Pé-Grande e o primeiro filme português de zumbis “I’ll See You in My Dreams” (Direção: Miguel Angel Vivas) encabeçado na sequência pelo documentário “A Curta Mais Longa” (Direção: Marta Ribeiro, Antonio Pedro Nobre e Filipe Melo) que mostrou os bastidores e algumas curiosidades do filme I’ll See You in My Dreams.
No final do dia ficou apenas o bagaço deste organizador e seus assistentes, mas uma coisa ficou bem gravada nestes dois dias de stress e correria. Não seriam as intempéries ou diversidades ideológicas/religiosas que nos impediriam de realizar o prometido: apavorar o Grajaú com um festival que nunca ninguém jamais realizou na periferia. Um muito obrigado a todos os envolvidos e aos espectadores que escolheram sair de suas casas quentinhas para assistirem esta segunda edição da Mostra que tem como principal objetivo o de apresentar o verdadeiro cinema alternativo de gênero. Um grande abraço a todos e até 2012 (se o mundo não acabar...).
Para quem não conseguiu ir na Mostra Espantomania e quer ver todas as fotos do evento basta clicar no banner abaixo.
RESULTADO ESPANTOMANIA - 2011
MELHOR CURTA PROFISSIONAL:
“Estranha” – Joel Caetano – São Paulo.
MELHOR CURTA ESTUDANTE:
“Velho Mundo” – Armando Fonseca – Brasília.
MELHOR CURTA AMADOR:
“Kaíra” – Tiago Belotti – Brasília.
MELHOR MÉDIA AMADOR:
“Entrei em Pânico... Parte 2” – Felipe M. Guerra – São Paulo.
MELHOR CURTA INTERNACIONAL:
“I’ll See You in my Dreams” – Miguel Ángel Vivas – Portugal.
MELHOR DOCUMENTÁRIO:
“A Curta mais Longa” - Marta Ribeiro, Antonio Pedro Nobre e Filipe Melo – Portugal.
5 comentários:
30 de agosto de 2011 às 10:15
Adorei tudo... :-D
ESPANTOMANIA 3 JÁAAAAAAAAAAA!!!! :-)
PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO DE VOCÊS EU REALMENTE FICO MUITO IMPRESSIONADO COM O TRABALHO QUE VCS TEM EM DAR A MELHOR ATENÇÃO PARA TODOS E SEMPRE SÃO UM EXEMPLO DE ORGANIZADOS! TRATAM TODOS MUITO BEM E É ASSIM QUE VOCÊS FAZEM O SUCESSO QUE TEM! GRANDE ABRAÇO PARA TODOS! :-)
30 de agosto de 2011 às 10:45
Parabéns!
Espero que tenha a III edição próximo ano!
Até!
- Lucas Sá
30 de agosto de 2011 às 10:49
Gostei de ver Brasília marcando presença no Festival neste ano. Esperamos estar por ai, ano que vem.
Um abraço e parabéns pela realização do festival!
30 de agosto de 2011 às 11:04
Parabéns pela mostra! No final vale a pena, mesmo com todo o trabalho e pressões externas de imbecis torcendo contra.
Vida longa ao underground!
Abraços!
Dimitri Kozma
30 de agosto de 2011 às 14:33
Parabéns ao organizadores e participantes da mostra e obrigado à todos que compareceram para ver os nossos filmes!
O evento foi ótimo, estamos muito felizes e honrados com o prêmio de Melhor Curta Profissional para o filme "ESTRANHA!
Até o ESPANTOMANIA III
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