Visite o site da edição 2011

SALA CINECLUBE GRAJAÚ - zona sul/SP

| terça-feira, 28 de setembro de 2010 | |

Tente imaginar um local que, após muitos anos sem opções de programação cultural, ganha de uma só vez salas de cinema, teatro, exposições, oficinas culturais e vários espaços para a prática de esporte e lazer, além de escolas e posto policial. O que para muitos fica só na imaginação é realidade para os cerca de 420 mil moradores do distrito do Grajaú, localizado na Zona Sul da Capital. O espaço, batizado de Calçadão Cultural, é um complexo que reúne 14 equipamentos públicos, interligados por um calçadão de três mil metros quadrados, e que estão disponíveis para a população.

A idéia do calçadão foi concebida pela Secretaria das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura Capela do Socorro, a partir de uma pesquisa feita em 2007 com os habitantes do distrito Grajaú, em razão do Programa de Qualidade implantando pela secretaria. O trabalho revelou que 80% dos moradores reivindicavam a ampliação das atividades de cultura, esporte e lazer na região. Cerca de R$ 5 milhões foram investidos pela subprefeitura e oito secretarias municipais, desde 2007, nos 40 mil metros quadrados do complexo, implantado em uma área de fácil acesso, na Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252, no Parque América, a menos de 800 metros da estação de trem e do terminal de ônibus do Grajaú.

Os equipamentos

Ao longo do 1,5 quilômetro do calçadão feito de blocos de concreto intertravado estão a nova sede da Casa de Cultura Palhaço Carequinha, implantada em setembro do ano passado e ampliada neste ano; os clubes da Comunidade Tancredo Neves e Parque América, que receberam reformas e melhorias; o Clube Sebastião Zilig, implantado no local; um ginásio multiuso para realização de atividades esportivas e culturais recém-instalado e duas praças reformadas. Também há no local um parque linear e outros equipamentos que já existiam, como o 27º Batalhão da Polícia Militar, o Centro de Educação Infantil Parque América, a Escola Estadual de Ensino Fundamental René Muavadi e o Centro de Cidadania da Mulher.
Casa de Cultura
A Casa de Cultura Palhaço Carequinha é gerida pela Subprefeitura Capela do Socorro, em parceria com a Secretaria de Cultura, e desde setembro do ano passado possui uma sala de cinema e um teatro. De lá para cá, o espaço foi ampliado e ganhou quatro salas para oficinas culturais e um hall de exposições, além das salas de administração e secretaria, vestiários e banheiros. Ao todo, cerca de R$ 1,2 milhão foi investido no local.

Na última semana, a casa ganhou um Ponto de Leitura, instalado pela Secretaria Municipal de Cultura no mezanino do edifício. O espaço, batizado de Graciliano Ramos, disponibiliza 1.600 livros, com títulos relacionados à arte e cultura que poderão ser emprestados à população mediante cadastro prévio.

A sala de cinema foi construída pela subprefeitura, mas todo o equipamento de projeção é da organização não-governamental Cineclubistas de São Paulo, que mantém um convênio com a Secretaria Estadual de Cultura e a Subprefeitura Capela do Socorro para oferecer exibições gratuitas. Atualmente, as sessões acontecem às sextas-feiras e domingos. Em breve, o serviço de cineclube será oficialmente inaugurado no local, com a instalação de equipamentos digitais.

No teatro, que funciona desde setembro, a inovação fica por conta do fundo do palco, uma grande porta que pode ser aberta para que o público da rua também assista as apresentações.
Ginásio Multiuso
O espaço de 746 metros quadrados foi construído pela Secretaria de Esportes e será administrado pela Casa de Cultura, em parceria com o Clube da Comunidade Tancredo Neves. No local serão desenvolvidas atividades culturais e esportivas como oficinas de dança, ginástica, judô, kung-fu e capoeira, entre outras. O local também poderá ser utilizado para apresentações e shows.

Clubes da Comunidade
Diversas melhorias foram feitas nos clubes da Comunidade Tancredo Neves e Parque América pela Secretaria de Esportes, que também ampliou a área de lazer no local com a construção do Ginásio Sebastião Zilig, implantado em um terreno da subprefeitura e em funcionamento desde novembro de 2008.

Neste ano, o CDC Tancredo Neves recebeu grama sintética no campo, teve a quadra reformada e a cobertura dos vestiários revitalizada, além de ter a iluminação melhorada. Em 2008, o CDC Parque América, mais conhecido como "Gigantinho", recebeu nova iluminação, novos telhados e reforma na quadra e no ginásio. Outras reformas estão programadas para este ano.

Áreas de lazer
Além de seus equipamentos culturais e esportivos, o Calçadão Cultural também interliga duas praças e um parque linear. A Subprefeitura Capela do Socorro finalizou, na última semana, a reforma dos 900 metros quadrados da Praça José Belo Rezende, que foi contemplada com a troca de piso de todo o passeio e a remodelação do paisagismo. A outra praça, Valdemar Frasseto, com 5 mil metros quadrados, já havia recebido melhorias no início de 2008, quando a subprefeitura terminou a reforma do passeio e do paisagismo e implantou a iluminação. Recentemente, a região ganhou um Parque Linear, feito pela Secretaria de Habitação (Sehab), às margens do Córrego Rio das Pedras, que executou também sua canalização.

Calçadão
O calçadão de três mil metros quadrados não serve apenas para interligar os equipamentos. O espaço conta com um pequeno palco, batizado de Tribuna Livre da Arte, e uma pequena arquibancada, planejados para abrigar apresentações artísticas e sessões de cinema ao ar livre.

Cidadania
Com a instalação do Calçadão Cultural na região, o 27º Batalhão da Polícia Militar que já estava no local, terá maior interação com a comunidade, assim como a Escola Estadual de Ensino Fundamental René Muavadi. O projeto recebeu apoio da Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo Centro de Educação Infantil Parque América, e da Secretaria de Participação e Parceria, por meio do Centro de Cidadania da Mulher, que já estava instalado na região e reforçará as atividades do calçadão com a rotina de cursos de formação profissional e geração de renda, além de atividades culturais e orientações e encaminhamentos para casos de violência contra a mulher.

Infra-estrutura
Para atender ainda melhor a população da região e facilitar o acesso ao local, a Companhia de Engenharia de Tráfego realizou, na última semana, a ampliação do trecho de mão única da Rua Oscar Barreto Filho, que agora vai da Av. Dona Belmira Marin até a Rua Edmundo Coube. A Secretaria de Serviços também está promovendo melhorias na iluminação das principais vias que dão acesso ao calçadão, com a substituição de lâmpadas antigas.

CINECLUBE GRAJAÚ:

Sessões de quinta a domingo.
Infantil – 5ª e 6ª feiras às 16h
Sáb. e dom., às 14h e 16h
Adulta, Sempre às 18h

GRÁTIS

O Cineclube Grajaú fica no Calçadão do Grajaú - Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252, Parque América - Grajaú.

1 comentários:

Loucos por Cinema Says:
3 de maio de 2011 às 10:37

linda a sala, acabo de finalizar um documentário sobre o crescimento do islamismo nas periferias. O filme Os Manos de Alá. Gostaria de contatar alguém do cineclube para uma possível pré-estreia também nesse espaço. meu email: lucena25@gmail.com
trailer do filme em http://lucena25.gmail.com
aguardo contato

Postar um comentário