Visite o site da edição 2011

CONHEÇA A SALA CINEGRAJAÚ - zona sul/SP

| quarta-feira, 13 de outubro de 2010 | 0 comentários |
Tente imaginar um local que, após muitos anos sem opções de programação cultural, ganha de uma só vez salas de cinema, teatro, exposições, oficinas culturais e vários espaços para a prática de esporte e lazer, além de escolas e posto policial. O que para muitos fica só na imaginação é realidade para os cerca de 420 mil moradores do distrito do Grajaú, localizado na Zona Sul da Capital. O espaço, batizado de Calçadão Cultural, é um complexo que reúne 14 equipamentos públicos, interligados por um calçadão de três mil metros quadrados, e que estão disponíveis para a população.

A idéia do calçadão foi concebida pela Secretaria das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura Capela do Socorro, a partir de uma pesquisa feita em 2007 com os habitantes do distrito Grajaú, em razão do Programa de Qualidade implantando pela secretaria. O trabalho revelou que 80% dos moradores reivindicavam a ampliação das atividades de cultura, esporte e lazer na região. Cerca de R$ 5 milhões foram investidos pela subprefeitura e oito secretarias municipais, desde 2007, nos 40 mil metros quadrados do complexo, implantado em uma área de fácil acesso, na Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252, no Parque América, a menos de 800 metros da estação de trem e do terminal de ônibus do Grajaú.

Os equipamentos

Ao longo do 1,5 quilômetro do calçadão feito de blocos de concreto intertravado estão a nova sede da Casa de Cultura Palhaço Carequinha, implantada em setembro do ano passado e ampliada neste ano; os clubes da Comunidade Tancredo Neves e Parque América, que receberam reformas e melhorias; o Clube Sebastião Zilig, implantado no local; um ginásio multiuso para realização de atividades esportivas e culturais recém-instalado e duas praças reformadas. Também há no local um parque linear e outros equipamentos que já existiam, como o 27º Batalhão da Polícia Militar, o Centro de Educação Infantil Parque América, a Escola Estadual de Ensino Fundamental René Muavadi e o Centro de Cidadania da Mulher.

Casa de Cultura

A Casa de Cultura Palhaço Carequinha é gerida pela Subprefeitura Capela do Socorro, em parceria com a Secretaria de Cultura, e desde setembro do ano passado possui uma sala de cinema e um teatro. De lá para cá, o espaço foi ampliado e ganhou quatro salas para oficinas culturais e um hall de exposições, além das salas de administração e secretaria, vestiários e banheiros. Ao todo, cerca de R$ 1,2 milhão foi investido no local.

Na última semana, a casa ganhou um Ponto de Leitura, instalado pela Secretaria Municipal de Cultura no mezanino do edifício. O espaço, batizado de Graciliano Ramos, disponibiliza 1.600 livros, com títulos relacionados à arte e cultura que poderão ser emprestados à população mediante cadastro prévio.

A sala de cinema foi construída pela subprefeitura, mas todo o equipamento de projeção é da organização não-governamental Cineclubistas de São Paulo, que mantém um convênio com a Secretaria Estadual de Cultura e a Subprefeitura Capela do Socorro para oferecer exibições gratuitas. Atualmente, as sessões acontecem às sextas-feiras e domingos. Em breve, o serviço de cineclube será oficialmente inaugurado no local, com a instalação de equipamentos digitais.

No teatro, que funciona desde setembro, a inovação fica por conta do fundo do palco, uma grande porta que pode ser aberta para que o público da rua também assista as apresentações.

Ginásio Multiuso

O espaço de 746 metros quadrados foi construído pela Secretaria de Esportes e será administrado pela Casa de Cultura, em parceria com o Clube da Comunidade Tancredo Neves. No local serão desenvolvidas atividades culturais e esportivas como oficinas de dança, ginástica, judô, kung-fu e capoeira, entre outras. O local também poderá ser utilizado para apresentações e shows.


Clubes da Comunidade

Diversas melhorias foram feitas nos clubes da Comunidade Tancredo Neves e Parque América pela Secretaria de Esportes, que também ampliou a área de lazer no local com a construção do Ginásio Sebastião Zilig, implantado em um terreno da subprefeitura e em funcionamento desde novembro de 2008.

Neste ano, o CDC Tancredo Neves recebeu grama sintética no campo, teve a quadra reformada e a cobertura dos vestiários revitalizada, além de ter a iluminação melhorada. Em 2008, o CDC Parque América, mais conhecido como "Gigantinho", recebeu nova iluminação, novos telhados e reforma na quadra e no ginásio. Outras reformas estão programadas para este ano.

Áreas de lazer

Além de seus equipamentos culturais e esportivos, o Calçadão Cultural também interliga duas praças e um parque linear. A Subprefeitura Capela do Socorro finalizou, na última semana, a reforma dos 900 metros quadrados da Praça José Belo Rezende, que foi contemplada com a troca de piso de todo o passeio e a remodelação do paisagismo. A outra praça, Valdemar Frasseto, com 5 mil metros quadrados, já havia recebido melhorias no início de 2008, quando a subprefeitura terminou a reforma do passeio e do paisagismo e implantou a iluminação. Recentemente, a região ganhou um Parque Linear, feito pela Secretaria de Habitação (Sehab), às margens do Córrego Rio das Pedras, que executou também sua canalização.

Calçadão

O calçadão de três mil metros quadrados não serve apenas para interligar os equipamentos. O espaço conta com um pequeno palco, batizado de Tribuna Livre da Arte, e uma pequena arquibancada, planejados para abrigar apresentações artísticas e sessões de cinema ao ar livre.

Cidadania

Com a instalação do Calçadão Cultural na região, o 27º Batalhão da Polícia Militar que já estava no local, terá maior interação com a comunidade, assim como a Escola Estadual de Ensino Fundamental René Muavadi. O projeto recebeu apoio da Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo Centro de Educação Infantil Parque América, e da Secretaria de Participação e Parceria, por meio do Centro de Cidadania da Mulher, que já estava instalado na região e reforçará as atividades do calçadão com a rotina de cursos de formação profissional e geração de renda, além de atividades culturais e orientações e encaminhamentos para casos de violência contra a mulher.

Infra-estrutura

Para atender ainda melhor a população da região e facilitar o acesso ao local, a Companhia de Engenharia de Tráfego realizou, na última semana, a ampliação do trecho de mão única da Rua Oscar Barreto Filho, que agora vai da Av. Dona Belmira Marin até a Rua Edmundo Coube. A Secretaria de Serviços também está promovendo melhorias na iluminação das principais vias que dão acesso ao calçadão, com a substituição de lâmpadas antigas.


O CineGrajaú fica no Calçadão do Grajaú - Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252, Parque América - Grajaú.

CONHEÇA O HORROR DIVERTIDO DO ILUSTRADOR NORTE-AMERICANO DAVE PERILLO

| | 0 comentários |

Quem acompanha esta nova fase da Mostra ESPANTOMANIA já deve ter dado boas  risadas e se perguntado: "Hey, quem criou estes desenhos? Eles são hilários!". A resposta está bem abaixo dos seus olhos...

Dave Perillo nasceu em 23 de Julho de 1974 mesmo ano em que o Wham-O introduzida o Slip N 'Slide ... coincidência? Com fortes indícios da cultura pop norte-americana o artista encontra inspiração para seu trabalho nas seguintes fontes: nos filmes de ficção científica da década de 1950, em Charles Schultz (saudoso criador do carismático  cãozinho Snoopy), Jim Flora, Ray Harryhausen, Roy Lichtenstein, Jim Henson (quem não se lembra dos Muppets?), os desenhos da Hanna Barbera, The Twilight Zone (conhecido por aqui como "Além da Imaginação"), das obras do pai do suspense, Alfred Hitchcock e demais ícones do mistério e do horror. Dave Perillo exibe toda a sua imaginação nas páginas do seu blog, o Montygog e em seu perfil no site Deviantart, duas páginas para serem degustadas como todo bom cinéfilo aprecia...


Atualmente o artista mora no subúrbio de Filadélfia, trabalhando como ilustrador e acredita que o boliche é um esporte de reis e um saco de peixe sueco é um jantar de frutos do mar. Todops os desenho utilizados na composição da Mostra Espantomania foram autorizados por email pelo seu criador. Para entrar em contato com Dave Perillo sobre comissões, questões ou apenas bater um papo amigável, entre em contato com o artista pelo seguinte e-mail: montygog@yahoo.com.

Veja o prêmio HORRESCO REFERENS

| quinta-feira, 7 de outubro de 2010 | 0 comentários |
O prêmio “Horresco Referens” foi uma forma que encontramos de homenagear os participantes da mostra por sua participação e amor incondicional ao cinema de horror.


O nome, de origem latina, significa “Arrepio-me só de contar” e faz parte do Livro II da Eneida, onde Enéas descreve as serpentes que saíram do mar para matar Laocoonte, o adivinho que se opunha à entrada do Cavalo de Tróia na cidade. É uma frase de muito efeito em meios cultos ao se descrever alguma coisa que causa muito medo e é com esta premissa que utilizaremos a placa para homenagear não só os cineastas do horror/fantástico e sim todos que de qualquer forma “dão seu sangue” para a difusão deste gênero tão marginalizado.

A imagem abaixo é uma versão demo de como será o certificado. As insígnias serão depositadas de acordo com a quantidade de votos que o participante recebeu durante as votações na mostra e vão de 1 a 5 premiações. Os participantes que receberem 5 insígnias receberão também um prêmio surpresa (ainda em discussão pela equipe de produção da mostra).


O design do certificado foi elaborado por R.Raven

Alguns dos trabalhos já confirmados

| quarta-feira, 6 de outubro de 2010 | 0 comentários |
DEVANEIOS DO CONDE LOPO
 (horror, 1997, Mauá/BR, 16 min., Direção: Marcos T. R. Almeida e José Salles)

Uma noite sobrenatural na companhia de Conde Lopo, personagem criado por Álvares de Azevedo e revivido por Marcos T. R. Almeida, diretor e produtor da Corvo Produções.

LUA PERVERSA
(horror/lobisomem, 2008, Florianópolis/BR, 26’17”, Direção: André Bozzetto Junior)

No início do século XX, um homem decide visitar alguns parentes no interior. Uma história de lobisomem tipicamente brasileira, baseada no folclore gaúcho, mas contada de uma forma diferenciada.


FALE COMIGO
 
(horror/ficção, 2009, São Paulo/BR, 09’04”, Direção: Audrey Martiliano , Renata Agudo)

Fábio está tendo problemas em seu relacionamento com Mariana. Ao mesmo tempo fenômenos estranhos e alucinações de um passado perturbador vêm assombrá-lo, levando-o a uma encruzilhada.

MARISCOS & MIOLOS
 
(horror/humor, 2007, Florianópolis/BR, Direção: Renan Blah, Gil Caruso)

O pirata argentino Chico Drake tenta recuperar a sua jóia a todo custo, engolida por um morto-vivo. Zumbis surfistas, piratas argentinos, e um hippie mestre em artes marciais neste engraçado curta do S.H.A.P.T.


ERA DOS MORTOS
 
(horror/zumbis, 2007, Minas Gerais/BR, 40’19”, Direção: Rodrigo Brandão)

“Era dos Mortos” é um projeto independente, feito por quatro amigos que conta a história de um ataque de mortos-vivos a alguma cidade mineira.


BEHEMOTH
 
(horror, 2003, Brasil, 5'40'', Direção: Carlos G. Gananian)

Um estranho ritual de magia negra acaba tornando-se um pesadelo de consequências desastrosas para um fiel orador.

COAGULA
 
(horror/ficção, 2005, Brasil, 3'17'', Direção: Carlos G. Gananian)

Um psicopata com cara de boneca (?) faz experiências com uma mulher utilizando uma substância que não deixa seu sangue coagular. Segundo curta deste diretor que preza pelo non-sense e surrealismo em seus trabalhos.

AKAI
 
(horror/ficção, 2006, Brasil, 20 min., Direção: Carlos G. Gananian)

O filme conta a história de um vampiro que luta contra sua natureza, vivendo em eterno conflito, buscando evitar seus instintos naturais.


MANGUE NEGRO
 
(horror/zumbis, 2009, Perocão/BR, 105 min., Direção: Rodrigo Aragão)

Certo dia, em uma comunidade de pescadores e catadores tão pobres quanto fora do tempo, a natureza resolve mostrar seu lado macabro. Do manguezal de onde sai o mísero sustento emergem zumbis canibais.


ZOMBIO
 
(horror/humor, 1999, Palmitos/BR, 45 min., Direção: Petter Baiestorf)

Um casal decide ir a uma ilha abandonada para “namorar” e é atacado por zumbis. Filmado e dirigido por Petter Baiestorf, “Zombio” é o 1° filme de zumbis tipicamente brasileiro.

O LIVRO DE JÓ
 (horror/zumbis, 2010, Brasil, 08'34'', Direção: Renato Rodrigues)

Jó volta para casa para encontrar seus familiares contaminados com uma doença que os transformou em canibais alucinados e disformes. Acreditando ser uma obra do “mal” ela começará a eliminar uma bala por vez todos aqueles que ama.

REGULAMENTO E FICHA DE INSCRIÇÃO

| terça-feira, 5 de outubro de 2010 | 0 comentários |

REGULAMENTO

I. DA PARTICIPAÇÃO

1. Poderão participar do ESPANTOMANIA diretores, produtores e/ou distribuidores profissionais ou não-profissionais.

2. A inscrição no ESPANTOMANIA implica na aceitação de que o filme enviado pelo participante, se selecionado pelo júri, será exibido na programação a critério da equipe da mostra.

3. Os filmes selecionados para A ESPANTOMANIA poderão ter trechos, a critério da organização, utilizados para divulgação do evento na mídia, no material gráfico e na página da internet http://espantomania.webnode.com.br/.

4. O inscrito deverá dar garantias de que é o titular de todos os direitos, ou deverá ter a procuração do titular.

5. A organização não se responsabiliza por quaisquer avessas jurídicas que digam respeito aos filmes inscritos.

6. Os diretores, produtores e distribuidores que se inscreverem na ESPANTOMANIA se responsabilizarão por todas as licenças, permissões, direitos e alvarás que forem necessários para que o filme inscrito possa ser exibido.


II. DA INSCRIÇÃO

1. As inscrições para a mostra ESPANTOMANIA deverão ser feitas e enviadas até a data marcada pela equipe da produção (01 de Dezembro de 2010). Materiais que chegarem após a data descrita serão arquivados para futuros eventos.

2. Para inscrever o filme, o interessado deverá preencher a ficha de inscrição encontrada no site - http://espantomania.webnode.com.br/ - ou blog - http://espantomaniasp.blogspot.com/ - do festival com os seguintes materiais:

2.a. uma cópia do filme em DVD (qualquer região, PAL ou NTSC). O disco e a capa do disco devem conter o título do filme, nome do contato e endereço de e-mail. Por favor, não envie originais ou discos insubstituíveis, pois o DVD de inscrição enviado não será devolvido. Confira se seu DVD não contém arranhões ou impressões digitais.

Filmes em  língua estrangeira precisam  estar legendados em português,  inglês ou espanhol.

2.b. release de imprensa e bio-filmografia do diretor. Se possível envie materiais de divulgação como fotos, pôster, trailer, etc ou informação sobre o filme junto com sua inscrição.

2.c. Os Diretores, Produtores e/ou Distribuidores podem inscrever inúmeros filmes, só desde que cada inscrição tenha seus respectivos materiais devidamente informados

3. Só serão aceitas as inscrições enviadas pelos correios na modalidade SEDEX ou sistema similar de entrega fazendo constar no endereçamento do envelope os seguintes dados:

ESPANTOMANIA: 1° MOSTRA DE CURTAS DE HORROR/FANTÁSTICO DO GRAJAÚ – SP:
A/C: Iam Godoy – Rua Manoel da Costa Duarte, N° 10, Eliana, São Paulo/SP – CEP: 04851-204 - Brazil.

4. Todos os custos e encargos de envio são de responsabilidade exclusiva do remetente. Para as inscrições internacionais, deve estar claramente impressa no pacote a seguinte frase: “FOR CULTURAL PURPOSES ONLY – WITHOUT COMMERCIAL VALUE”. A ESPANTOMANIA não pode aceitar encargos alfandegários; por favor, escolha sua transportadora tendo isso em mente. Todo cuidado será tomado para proteger as cópias, mas a produção da Mostra não assume responsabilidade em relação aos discos enviados para apreciação.

5. As inscrições são gratuitas.

6. A exibição competitiva da mostra ESPANTOMANIA se divide em duas:

6. a  - Mostra Competitiva de curta-metragens de horror/ fantástico.
6. b - Mostra Competitiva de média e longa-metragens de horror/fantástico.

* Curtas-metragens são filmes produzidos com duração de até 20 minutos, captados nos seguintes formatos (HD, MiniDV, Beta Digital).

*Média-metragens são filmes produzidos com duração de até 40 minutos, captados nos seguintes formatos (HD, MiniDV, Beta Digital).

*Longa-metragens são filmes produzidos com duração de mais de 90 minutos, captados nos seguintes formatos (HD, MiniDV, Beta Digital).

7. Os filmes enviados para as sessões competitivas de curtas-metragens só serão aceitos se a temática for fantástica (horror, ficção científica, thriller ou fantasia), podendo ser filmes de ficção, animação ou até documentário.

8. Ao se inscrever o participante passa a aceitar todas as regras do ESPANTOMANIA: 1° MOSTRA DE CURTAS DE HORROR/FANTÁSTICO DO GRAJAÚ – SP

9. O curta-metragem pode ser inscrito tanto para a mostra competitiva de curtas quanto para exibição desde que atenda as especificações de ambos.

III. DA SELEÇÃO

1. A organização criará um júri qualificado que irá selecionar os curtas-metragens  que irão integrar a mostra ESPANTOMANIA: 1° MOSTRA DE CURTAS DE HORROR/FANTÁSTICO DO GRAJAÚ – SP

2. O júri  utilizará como critério as qualidades técnicas e artísticas para seleção dos filmes.

3. Os selecionados serão informados por telefone ou por meio de correio eletrônico para providenciarem qualquer documentação adicional caso seja necessário.

4. A seguinte documentação deverá ser enviada o mais rápido possível:

4.a. Material promocional como fotos, posters, press-books, etc., para que o filme possa ser promovido. A Mostra se reserva o direito de não devolver esses materiais. A aceitação da participação implica na permissão do uso dos nomes dos realizadores e dos materiais de divulgação para fins de publicidade e promoção sem qualquer compensação adicional para fins promocionais.

4.b. Todas as cópias serão revisadas antes e depois das exibições. Favor escrever com clareza e de forma legível no rótulo: o título do filme, o formato de exibição, o formato de tela (screening ratio), o formato de som e seus dados para contato. Para envio internacional, o pacote deve conter os seguintes dizeres: “FOR TEMPORARY CULTURAL PURPOSES ONLY – WITHOUT COMMERCIAL VALUE”. ESPANTOMANIA: 1° MOSTRA DE CURTAS DE HORROR/FANTÁSTICO DO GRAJAÚ – SP não pode aceitar encargos alfandegários.

4.c. Para os filmes em língua estrangeira o participante precisa enviar para o festival a lista de diálogos com o timecode em inglês, espanhol ou português. No caso de filmes em português, se houver disponível, pedimos uma cópia com legendas em inglês.

5. Cabe à organização decidir as datas, locais e horários de exibição dos filmes selecionados. Nenhum filme selecionado terá exibição repetida durante a mostra.

7. As decisões do júri qualificado são irrecorríveis.

8. Os filmes selecionados poderão participar de sessões especiais e retrospectivas referente em outros festivais ou programações para divulgação da ESPANTOMANIA: 1° MOSTRA DE CURTAS DE HORROR/FANTÁSTICO DO GRAJAÚ – SP.

IV. PREMIAÇÃO

1. O júri popular presente na mostra escolherá os vencedores das seguintes premiações:

a) Melhor Maquiagem
b) Melhor Efeito
c) Melhor Roteiro
d) Melhor Direção
e) Melhor Trilha Sonora

V. SOBRE O PRÊMIO

A placa 'HORRESCO REFERENS" não tem nenhum valor comercial e serve apenas para conferir aos vencedores da mostra um documento de HONRA AO MÉRITO na difusão do gênero horror em todas as suas facetas sejam elas cinematográficas, musicais, teatrais, ilustrativas e/ou sociais.

BAIXE O REGULAMENTO EM PDF

BAIXE A FICHA DE INSCRIÇÃO